F O insucesso do Sousa na Copa do Nordeste « Copa Primo Fernandes!

O insucesso do Sousa na Copa do Nordeste

- by Copa Primo Fernandes 0



Não há como negar o fraco desempenho apresentado pelo Sousa na Copa o Nordeste deste ano. Porém, antes de lançar qualquer crítica sobre a frágil campanha da equipe sousense na referida competição é importante ter ciência dos fatores que impossibilitaram o sucesso do Dinossauro verde do sertão diante de um campeonato altamente competitivo como este.
Primeiro, porque o Sousa, apesar de ter conquistado dois títulos paraibanos e participado da Copa do Brasil, ainda não conseguiu conquistar o apoio merecido do empresariado da cidade sorriso. Por essa razão o time sofre pela falta de apoio financeiro  que interfere por demais no cotidiano da equipe e influencia na formação do elenco.

Em segundo lugar, o torcedor do sousa pouco tem comparecido aos gramados para apoiar a equipe. Trata-se de uma torcida altamente exigente que pela sua postura pouco presencial acaba não ajudando ao time a se superar diante dos adversários, mesmo nas suas próprias imediações. O torcedor do sousa que deveria ser uma grande força para alavancar o crescimento do Dinossaura acaba sendo um desfalque quase permanente, algo que a meu juízo não se justifica pela história do Sousa desde a sua fundação. Desta forma, as rendas reduzidas implicam em dificuldades financeiras não possibilitando grandes contratações, obrigando o presidente da equipe a ter muito jogo de cintura para formar uma equipe forte, diante da escassez de recursos.

Além disso, o Presidente do Sousa Aldeone Abrantes, que faz parte do contexto político daquela cidade, acaba sendo alvo de iniciativas políticas que incidem sobre o time que ele preside. Exemplo disso, é que o Sousa neste ano foi obrigado a retirar a sua sede do Marizão sob o argumento de que, por ser uma instituição privada, deveria ter endereço próprio, já que o Marizão pertence ao poder público. Sem entrar no mérito da questão, mas analisando o momento em que isso se procede, concluímos que esta medida não veio a somar quanto ao conjunto de interesses que a cidade de Sousa deveria adotar na perspectiva de propagar a sua imagem, apartir do time que leva o seu próprio nome diante da grande mídia em nível nacional.

Portanto, se analisarmos racionalmente, percebemos que a razão de ser da fragilidade do Sousa diante da copa do nordeste tem explicações muito obvias. Segundo Aldeone Abrantes, “embora o Sousa já tenha conquistado dois campeonatos paraibanos, a classe empresarial, os torcedores e a elite política da cidade sorriso ainda não se emanaram para constituir forças capazes de ajudar na consolidação do Dinossauro nas competições que participa. E assim o time sobrevive quase exclusivamente de si mesmo, diferente do que ocorre em Cajazeiras onde há um apoio maior às duas equipes profissionais da cidade”. A sociedade sousense deveria perceber que poucas cidades interioranas tem o privilégio de ter um time bicampeão estadual que exerce a função de divulgar o seu nome no cenário nacional.

                                                                                                         Ilázaro Figueiredo Nazario

Template para Blog

Template para Blog é um website especializado em Templates de Altíssima Qualidade para Blogger / Blogspot totalmente grátis para download e traduzidos para o português para a sua comodidade

0 comentários:

Traduzido por: Template para Blog